sábado, 14 de abril de 2012

Semana de Aniversário 2012 - Dia 01 - Superstições

Yeeey!  Mais uma vez estou aqui para comemorar o aniversário do blog.  O DN já ta fazendo 3 anos.  Meu Deus, passaram tão rápido  >.<  Nesses 3 anos sinto que mudei, mudei o jeito de fazer os posts, os assuntos, o jeito de escrever... mas o que não mudou e nunca mudará é o amor que sinto pelo meu blog. E claro, pelos meus parceiros, meus leitores, meus blog-amigos e minhas colaboradoras (*Apesar de elas aparecerem pouco por aqui  >.<")
Como todos os aniversário, vou fazer uma série de posts especiais durante uma semana, até o grande dia. Vou tentar arrumar assuntos interessantes  xD
Como eu sou muito supersticiosa e ontem foi sexta feira 13, vou falar sobre algumas superstições asiáticas.

No Japão:
-Não se pode passar comida de um Hashi (*os palitinhos de comer) para o outro, pois depois da cremação de corpo, os parentes costumam fazer isso para passar os ossos. Também não se pode espetar qualquer comida, principalmente arroz, com o Hashi em pé, pois isso é feito quando se oferece comida aos mortos.
-Não pode matar aranhas a noite, porque perderá todo o seu dinheiro!
-Calçados novos devem ser usados pela primeira vez, pela manhã. Se não puder evitar de estreá-los à noite, faça-o depois de colocá-los sobre o fogo ou passar saliva nas solas ou calçá-los no banheiro.
-No ano novo costuma-se comer Mochi(*um bolinho doce de arroz) ou osechi ryori (*prato especial de ano novo) na primeira refeição para se ter longevidade.
-Dá sorte e trás fortuna encontrar pele de cobra.
Os amuletos mais famosos são o Daruma, o Maneki-Neko e o Omamori
.


O daruma é um dos mais populares talismãs de sorte no Japão. Vendido em festivais religiosos e feiras, esse boneco representa o Bodhidharma. Quando golpeado em qualquer de seus lados, o boneco balança e volta a sua posição inicial, ou seja, de pé. Por isso é chamado de okiagari koboshi (boneco que sempre fica em pé), e é um símbolo de perseverança, flexibilidade e determinação.
 O daruma é essencialmente um boneco de desejos. Vem com os olhos em branco, porque o costume é pintar uma pupila, quando fizer um desejo, e então quando o desejo se realizar, a outra pupila é adicionada.

Entre os mais conhecidos talismãs está o manekineko (*ou Gato da Sorte, aqui no Brasil), um gato com uma pata levantada. Esta figura é vista no Japão como símbolo de boa sorte, acenando para a prosperidade e sucesso nos negócios, com a sua pata curvada.
Atualmente eles são fabricados em variedades, como cores diferentes para justificar um desejo específico. Além das cores, existem os gatos com a pata esquerda ou direita levantada. Dizem que a pata esquerda atrai riqueza e bens materiais; e a pata direita atrai a pessoa amada ou ajuda a encontrar um grande amor.
Os omamoris são pequenos amuletos para trazer proteção. Geralmente são vistos pendurados em retrovisores de carros. Nós vemos em vários dramas né? Cada cor tem um significado e atrai alguma coisa.




Na Coréia:
-Dizem que lavar a cabeça pode afetar sua memória em dia de prova.
-Acredita-se que se você der um par de tennis pro seu marido(ou mulher) ou namorado(a), ele vai fugir de você (xD)
-A idade perfeita para um casal é de 4 anos de diferença (mais novo ou mais velho). Se você casar com alguém 5 anos mais velho, ou novo, ("won jin sal") você brigará todo dia com seu parceiro(a), mas nunca irá se divorciar.Agora, se você encontrar alguém 6 anos mais velho ,ou novo, ("sang chun sal"),  vocês serão felizes, mas pobre.
-Se você dormir com o ventilador ligado, com as portas e janelas fechadas, você se sufocará e morrerá. (o.O)
-Não se deve escrever o nome de alguma pessoa com caneta vermelha, pois na Coréia elas são usadas para escrever o nome dos mortos.

Na China:
-Acender um cigarro usando outro cigarro da azar. (*Além de ser um péssimo habito né  =/  ) Apagar um cigarro e deixá-lo, em posição vertical, dentro do cinzeiro também. O cigarro deverá ficar, sempre, na horizontal.
-Dá azar falar da morte, mesmo se for algo bobo, como 'estou morrendo de fome'.
-As grávidas não podem abrir as janelas e nem ficar em lugares que ventam muito durante o 1º mês de gestação.

Bom, então acho que é isso, mas existem muito mais superstições. Vou continuar os posts especiais, tentar ao máximo fazer todos os dias  =P
Vejo vocês amanha  \(^~^)/
Ahh, e se vocês tiverem alguma ideia pros posts, me ajudem!  xD

Fontes:
Cultura Japonesa
Japão Filia
K-Drama
K-Drama 2
Chinesices

2 comentários:

  1. aihhh q legal *____* eu q sou japonesa faço tudo errado mas tenho um omamori no carro...desde q meu pai colocou lah ninguém mais bateu no carro...mas ele continua todo amassado e quebrado xDD e meu pai n me deixa dormir com ventilador ligado e janelas e portas fechadas pq disse q se o ventilador queimar eu morro ele eh eletricista deve estar certo xD

    ResponderExcluir
  2. Nossa, 3 anos de blog? Como o tempo passa rápido... Parabéns Harumi e a toda a equipe do Daisuki Nihon! Adoro ler seus posts, principalmente para saber a sua opinião sobre doramas e grupos musicais. Muitos eu até nem conheço. Continue com o belo trabalho e adorei as curiosidades que você escreveu aí em cima.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...