domingo, 15 de abril de 2012

Semana de Aniversário 2012- Dia 02 - Taiko e Shamisen

Inspirada no festival que eu fui hoje, vou escrever sobre o Taiko e sobre o Shamisen. São dois instrumentos tradicionais japoneses, o Taiko é um tambor, com vários tipos e tamanhos, e o Shamisen é um tipo de banjo com 3 cordas. Eu os conheço desde uns 8 anos eu acho, que foi quando começou um festival numa praça do lado da minha casa. Desde que eu me lembro, eu vou nesse festival, e simplesmente adoro as apresentações. Sempre quis fazer aula, mas a minha família é mais enrolada que eu, então até eu pegar pra ir na organização e entrar na aula...
Taiko
A palavra Taiko (太鼓) significa "tambor" em Japonês.
No Japão feudal, taikos eram frequentemente usados para motivar as tropas, para ajudar a marcar o passo na marcha e para anunciar comandos e anúncios marciais. Ao se aproximar ou entrar no campo de batalha o taiko yaku (tocados de tambor) era responsável por determinar o passo da marcha, usualmente com seis passos por batida do tambor (batida-2-3-4-5-6, batida-2-3-4-5-6). (*Wikipédia)
O Taiko que eu sempre conheci foi o de Okinawa, que é colorido e dançante. Nunca imaginei que em o outro lugar seria diferente. Mas ano passado eu fui no Festival das Cerejeiras no Parque do Carmo, e teve uma apresentação de Taiko lá. Um Taiko bem diferente do que eu conhecia. Parecia um pouco mais sério, menos dançante (xD). Depois, conheci um garoto que toca num desses taiko diferente, e quando ele me mostrou um vídeo e ví que tinha gente que tocava flauta transversal (*Um tipo de flauta que eu sou apaixonada desde meus 7 anos), eu fiquei morrendo de vontade de aprender. Ele me chamou pra ir no festival que aconteceu hoje, só sobre Taiko, e eu nem pensei 2 vezes. Vi o quanto os estilos são diferentes. O Taiko de Okinawa é mais alegre, mas legal pra dançar. O que eu conheci hoje (*que eu acho que é um estilo totalmente diferente dos outros), tem tantos instrumentos e eles tocam tantos ritmos, tão rápido que você fica tipo  *0*  Eu babei muuito no Taiko hoje  *--------*   Descobri que um amigo do meu amigo (*-q) que também estuda na minha escola (*--qq) toca a flauta muuito bem!  *0*
Também tem um jogo baseado no Taiko, chamado Taiko no Tatsujin. É um tipo de Guitar Hero com o estilo do Taiko, onde você tem que tocar no meio ou no canto. Aqui no Brasil só dá pra baixar (*a não ser que você importe o jogo original) no DS ou PSP. Mas o legal mesmo é jogar no tambor   *0*  Eu joguei num evento japonês que teve aqui uma vez (*o CoFesta), e a minha amiga japonesa tem o jogo e o tambor, eu só joguei essas duas vezes   xD

Shamisen
O shamisen ou siamise é um instrumento musical japonês, com três cordas, cuja caixa de ressonância tem um tampo de pele de gato ou cobra. passou a ocupar o lugar do Biwa (antiga balalaica japonesa) nas músicas narrativas pelo seu som mais potente. (*Wikipédia)
O Shamisen eu também conheci nos festivais, e adoro o som que faz. Dizem que é muito difícil tocá-lo, mas ele é realmente muito bonito. A minha tia tem um guardado, mas ficou tanto tempo parado, que a pele de cobra arrebentou  =/  Mas espero que ela possa arrumar logo  =) 
Não vejo a hora de chegar logo agosto e ir para o festival  *---*   Vocês querem ir? Tem taanta coisa! Apresentações, dança, músicas, comidas, bugigangas...  *-*   Apareçam por aqui se moram perto da Vila Carrão. É numa praça chamada Haroldo Daltro (*Acho que é assim que se escreve...). Quando for chegando perto da data, eu passo as informações aqui  =)

Espero que tenham gostado  =]
Assistam alguns vídeos do que eu falei, pra ver o que vocês acham. Claro que são só alguns, existem muitos outros grupos, outros tipos... Se tiverem interessem, procurem mais vídeos  =D
Vídeo Taiko de Okinawa
Vídeo Taiko Tenryuu Wadaiko
Vídeo Shamisen

2 comentários:

  1. Ahhh taiko me lembra polvo xD soh por causa de um i...
    shamisen tem um som mto bom de ouvir soh q eu sempre lembro da pele de cobra >.< me da aflição

    ResponderExcluir
  2. nossa bem interessante, já tinha ouvido falar
    sobre o Taiko e shamisen, mas
    nunca pesquisei a fundo é legal saber o que
    significam....

    Ha, indiquei o seu blog para fazer um meme..

    http://blocokpop.blogspot.com.br/2012/04/memeconheca-o-blogueiro.html

    Bjos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...